Login
 
RSS Feed Facebook

Pousada São Martinho do Porto

Pousada da Juventude de Alfeizerão – São Martinho do Porto

Vem conhecer a Pousada de Juventude de Alfeizerão – São Martinho do Porto. A sua posição é estratégica: o mar está a sete quilômetros e, também, muitos lugares de interesse turístico. Na pousada, há 15 quartos à disposição, café/bar, cozinha de alberguista, sala de convívio e parque de estacionamento. Nas proximidades da pousada, há uma estação de comboios e outra de autocarros. É o caminho para o Baleal, São Pedro de Moel e Peniche, onde se pode seguir de ferry até a Reserva Natural das Berlengas. O centro da vila de Alfeizerão, a poucos quilômetros da pousada, é onde está a animação. O ponto de encontro dos jovens é a Rua Vasco da Gama, mais conhecida por Rua dos Cafés. Também vale a pena dar um passeio pelas ruas fechadas ao trânsito e conhecer as suas casas típicas. O pelourinho de Alfeizerão, no centro da povoação, é em estilo manuelino e datado do século XVI. Outro local a não perder é o Castelo de Alfeizerão, ou, ainda, o Parque dos Monges. Nas proximidades, muitos locais de interesse para conhecer. Óbidos, Nazaré, Alcobaça, Batalha, Caldas da Rainha, Foz do Arelho e Leiria são passeios imperdíveis. A norte, na cidade de Alcobaça, pode visitar o Mosteiro de Alcobaça, as ruínas do Castelo de Alcobaça e o Parque dos Monges. Se for às Caldas da Rainha, não esqueça de conhecer o artesanato local, muito
conhecido, e passear pelo Parque D. Carlos.

Se vai se hospedar nesta pousada da Juventude da Grande Lisboa, é obrigatório é conhecer São Martinho do Porto, uma das mais belas praias do País, de águas calmas e areias brancas. Apesar do porto não ter mais a importância do passado, a vida da praia, dos pescadores, ainda mantém a velha dinâmica. Próximo à praia, está a Capela de Santo António, um pequeno templo no alto do morro. O sei interior é decorado com apenas duas
imagens: a do padroeiro e a da Virgem. No seu exterior, painéis de azulejos azuis e brancos representam a “lenda do milagre da formação do ‘lago’”, ou seja, a baía de São Martinho do Porto.

São Martinho do Porto também é palco de desportos radicais. É possível fazer um vôo de iniciação de parapente por apenas 50 euros. Vela, surf e canoagem é com o Clube Náutico (www.cnsmp.org.). Se quiser curtir outras praias, pode fazer um passeio à Nazaré, Praia da Gralha, Salgado, Praia do Norte, Foz do Arelho e Peniche. Mas, se preferir a natureza mais crua e selvagem, perto há a Lagoa de Óbidos, o Pinhal de Leiria e a Serra D’Aire e Candeeiros.

Um pouco de História

Alfeizerão é uma freguesia do concelho de Alcobaça, com 3.854 habitantes (2011). Acredita-se que a sua fundação deva remontar à época da invasão muçulmana da Península Ibérica. Em tempos mais remotos ainda, abrigou dinossauros. O fóssil de um ovo, atribuído a um Dacentrus, foi encontrado em 1908. A povoação é conhecida pelo seu famoso pão-de-ló, verdadeiro “ex-libris” da terra, que o jornal “Ecos do Alcoa”, nomeava, em 1932, como o “pão-de-ló da tia Amália”. Realizam-se as festas de Santo Amaro, de 14 a 17 de Janeiro, e a da Nossa Senhora do Rosário, no primeiro final de semana de Setembro. As suas principais atividades econômicas são a fruticultura, a agro-pecuária, a produção de laticínios, betão, cerâmica e a actividade metalomecânica. São Martinho do Porto também pertence ao concelho de Alcobaça, com 2.868 habitantes (2011) e compreende ainda os lugares de Serra dos Mangues e Vale do Paraíso. A região, formada pelas Serras da Pescaria e do Bouro, constituiu em tempos geológicos uma ilha. A sua divisão deu origem à baía de São Martinho do Porto. É uma estância balnear frequentada desde o final do século XIX. Nos dias de hoje, a vila é constituída por dois núcleos distintos: a parte baixa, vizinha à praia, mais vocacionada para a atividade turística.

Imagens da Pousada de Juventude de Alfeizerão – São Martinho do Porto e arredores:

Localização

Estrada Nacional 8
2460 – 191 Alfeizerão
Portugal

GPS 39º30’29,94”N | 9º5’12,30”W

Como Chegar

  • Autocarro Lisboa (Estação de Sete Rios): Rede Expresso ou Rápidas -saídas em Alfeizerão  ou São Martinho do Porto (apanhar transporte para a Pousada de Juventude – número reduzido de transportes)
  • Comboio (7 Kms) – saida em São Martinho do Porto (apanhar transporte para a Pousada de Juventude)
  • Carro Lisboa: A1 ou A8 A1 saída: Aveiras – IC2 até encontrar indicações de Alcobaça – EN 8 até Alfeizerão A8 saída: Alfeizerão – seguir as indicações de Alcobaça  Norte: A1 até ao nó de Leiria – seguir indicações da A8, saída Alfeizerão; seguir indicações na direcção de Alcobaça (EN 8).
  • Táxi de S. Martinho do Porto: 96 807 91 69
    Táxi de Alfeizerão: 91 737 16 65
    Táxis de Alcobaça (de 5, 7 e 9 lugares e serviço Bus): 91 284 44 18
    Táxi de Caldas da Rainha: 93 393 49 28
    O táxi é a opção mais viável.

Leave a Reply